domingo, 24 de setembro de 2017

Mudar é preciso!





Estamos nesta vida para aprender a viver! No entanto, não vivemos, apenas sobrevivemos...
Curioso que enquanto crianças, não nos preocupamos com nada, as responsabilidades estão distantes, não projetamos um futuro muito distante, nos concentramos em viver o hoje, em definir qual será o presente do Natal ou algo assim.
Na adolescência, muitas transformações acontecem, inquietudes, incômodos que não sabemos de onde vêm, somente sentimos. Ficamos rebeldes ou muito calados, nos aventuramos por caminhos sem volta ou ficamos estagnados, são experiências repletas de sentido, mas sem nenhuma consciência, sem nenhuma programação ou objetivo concreto, apenas as vivemos.
Chegamos a idade adulta, uns mais cedo outros mais tarde, chegamos muitas vezes sem querer. As obrigações e responsabilidades surgem de repente, sem pedir licença, e quando percebemos já estamos esgotados, vivendo no automático: acorda, trabalha, cuida da casa, dos filhos, paga as contas, enfim, na maioria das vezes não sabemos o porquê estamos fazendo o que fazemos.
Começamos a viver na ansiedade do futuro, do que deixaremos para os filhos quando os temos, ou de como será a velhice já que não teremos ninguém para cuidar de nós caso não tenhamos filhos. Vivemos ansiosos, irritados, esgotados e sem perspectivas de uma vida plena.
Será que foi realmente para isso que viemos a esse mundo? Comer, trabalhar, estudar, dormir, pagar contas, fazer fofocas, arrumar intrigas, confusões, arrumar algum vício ou doença para alimentar nossa vitimização? Será que fomos criados apenas com o objetivo de satisfazer pequenos instantes de prazer?
Não acredito nisso! Independente de qual for a crença que você tenha, se pararmos para refletir perceberemos que não pode ser só isso...
Recebemos um mundo perfeito, com natureza exuberante, um céu lindo azul, a capacidade de criar a partir do que nos foi oferecido gratuitamente, podemos pensar! Somos os únicos seres da criação com essa capacidade!
Infelizmente usamos pouco ou quase nada esse dom...
Preferimos nos destruir uns aos outros, optamos por nos autodestruir, criando fantasmas que nos perseguem, ideias compulsivas, vitimismos, sentimentos de culpa, enfim, emoções e comportamentos deletérios que só nos levarão a destruição.
Qual o seu propósito?  O que mais te encanta na vida? Qual o seu maior desejo? Seu maior sonho?
Descobrir o motivo de estarmos aqui faz diferença, pois através dele, conseguiremos criar estratégias para viver realmente, para sair do automático, apara ter prazer em viver.
Se você está em um emprego que não lhe satisfaz, onde se sente inferior, diminuído, mude! Fazer mal o seu trabalho e esperar reconhecimento é loucura! Procure traçar estratégias para alcançar o que realmente lhe faria feliz, usando o emprego atual como escada que o levará aonde deseja.
Se seu relacionamento amoroso é ruim, se você é traído, engando, desrespeitado, mude! Você não precisa alimentar isso em você, liberte-se! Se você não se amar e não se respeitar ninguém mais o fará. E lembre-se: Ninguém muda ninguém, quem agrediu, traiu, mentiu uma vez terá essa atitude sempre, a não ser que decida mudar por sua própria vontade.
Tudo que nos acontece tem um motivo, uma razão de ser, mas somos responsáveis por tudo isso, então, se nesse momento você vive uma situação de dor, sofrimento ou insatisfação pare de procurar motivos que justifiquem essas dores ou perdas em outras pessoas, olhe para você e modifique em você o que é necessário para mudar essa situação.
Culpar terceiros ou esperar que os outros resolvam nossos problemas é parar no tempo e perder uma grande oportunidade de transformar o que faz mal e evoluir.
Qual o risco que corremos ao nos olharmos com olhar atencioso? Perceber que somos nós que nos boicotamos, que ninguém além de cada um de nós é responsável pelo seu destino, felicidade ou prosperidade e com isso, mudar e ter reais chances de ser feliz!
Ser feliz é um estado de espírito, onde aceitamos, compreendemos nossa condição e criamos formas de modificar as situações conflitantes com paz, fé e esperança. Ser feliz não significa não ter problemas ou dificuldades, ser feliz é passar por cada situação sendo autor da própria história, reescrevendo, apagando, refazendo ou renascendo a cada situação a partir de dentro, mas em paz!
Pense nisso, a vida é curta, passa rápido, não temos tempo a perder com críticas, julgamentos e infelicidades, decida hoje ser feliz por você e comece fazendo as mudanças internas necessárias para que as coisas a sua volta também mudem!

Paz e luz!

Gisele Xavier

Se você gostou deste texto inscreva-se no Blog, sua participação me ajudará a realizar o meu propósito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário